Simples, easy, sencillo, simple...
digam como disserem, a verdade é que cada um olha para o seu próprio umbigo. Os países querm lá saber do ambiente para alguma coisa...
Estas associações e aglumeramentos de políticos apenas servem para comerem bem e afinarem estratégias de futuro, estratégias essas que são pessoais e transmissiveis de geração política em geração política. ( não tenho qualquer partido, isto que fique claro)
Parece-me evidente que a alteração do clima é preocupante. Parece-me também que medidas urgentes terão de ser tomadas para evitar mais catástrofes tais como as inundações, os furacões e o constante e galopante aumento do buraco do ozono.
Parece-me também que os liders mundiais que estarão presentes na cimeira, terão a maior das boas vontades em mudar o rumo das coisas, principalmente os dos países chamados desenvolvidos, que infelizmente produzem cada vez menos ( tirando bons exemplos dos EUA, Alemanhã, entre outros..) para se didicarem aos serviços ou então aos fundos....qualquer um dos fundos entra neste saco...
Ora, países desenvolvidos a produzirem cada vez menos, países em desenvolvimento a produzir cada vez mais, onde é que esta lógica deixa, por exemplo, a China e India?
Tendo em conta que estes países vivem da mão de obra barata, das irresponsaveis baixas condições humanas, do degredo do sistema de saúde ( para a grande maioria das pessoas ), onde é que cabe o ambiente para estes países?Será que vão modificar a indústria deles para que o ambiente melhore? Não me parece. Se um país como os EUA praticamente não o faz, por que é que estes países o virão a fazer?
Deixarem de ser competitivos para o bem de todos? Hum..penso mesmo que não, só em Portugal, by the way...
Ora, dito isto, o que é que vai acontecer em Copenhaga?
Nada.
Acordos de intenção, agendar-se-ão novos meetings, falar-se-á da grande abertura de Obama em melhorar o ambiente, haverá sempre um país de leste a meter o bedelho com teorias da conspiração, teremos os países europeus sempre fortes apenas no discurso e teremos Portugal a assistir de pantufas e pijama, cientes de que temos um país maravilhoso, com sol, que seguiu todas as normativas europeias relacionadas como ambiente, que aproveitou todos os fundos estruturais e mais alguns (fundo perdido!!!), mas que está com a indústria toda a fechar, milhares de desempregados e a corrupção a bombar nos patamares mais elevados da nossa sociedade! Mas, e esta ninguém nos tira, com uma excelente cozinha, das melhores do mundo! ( também não nos tiram o sol e o aLLgarve)
O interesse de Copenhaga é zero a tender para infinito, só não sei se é menos ou mais!
Reparem que o desenvolvimento de políticas ambientais deve passar por uma questão de educação e não por uma questão de imposição. " ai tu poluiste X agora não podes poluir mais, só se fores comprar a quota do país FDP que não a gastou"!!!! Concordo com a 1ª parte a 100%, mas tem de ser igual para todos! Discordo a 100% da segunda parte! Nada de quotas!
O interesse desta cimeira passa de zero a MIL se em vez de se discutir apenas quanto é que cada um pode poluir, se discuta sériamente também o que acontece a quem polui mais do que o permitido e quais as formas de se punir esses paises de forma severa e drástica, e obviamente acabar com as quotas. Quem não polui o que tinha direito, paciência e medalha de mérito ( cria-se já o prémio Nobel da anti-poluição).
Tem de se acabar de uma vez por todas com os dois pesos, duas medidas. Assistimos a isso todos os dias no comércio internacional e já é decadente de mais! Agora na poluição , depois nas pescas, depois na economia...há sempre dois peso e duas medidas.
A partir do momento em que as regras forem cumpridas por todos, viveremos num mundo melhor, num mundo justo.
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
pOLUI tU qUE eU jÁ nÃO pOSSO...
Etiquetas:
alterações climatéricas,
buraco ozono,
cimeiras,
copenhagen,
poluição
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário